terça-feira, abril 19, 2005

Biografia

Quem é a Enya?
Eithne Ní Bhraonáin é o seu nome verdadeiro, nasceu na Irlanda a 17 de Maio de 1961. É a 4ª de nove irmãos. A sua familia pode-se dizer que é do ramo musical, em 1968, 2 irmãos mais velhos e 2 tios formaram um grupo que tocava canções tradicionais e próprias, esse grupo que ao principio se chamava An Clann As Dobhair, mudou depois o nome para Clannad e tornaram-se conhecidos por todo o mundo. Em 1980, após deixar a escola, Eithne (ainda não era conhecida por Enya) juntou-se ao grupo, onde tinha um papel de apoio vocal e tocava teclados.Em 1982, o grupo separou-se do seu empresário e produtor Nicky Ryan, e Eithne algo frustrada por ser deixada em segundo plano também deixou o grupo nessa altura, e decidiu mudar-se para Dublin juntamente com Nicky e sua esposa Roma para desenvolver a sua carreira musical. Em 1986, a produtora britânica BBC fez um documentário de televisão de 6 episódios sobre os Celtas, e Enya foi contratada para fazer a banda sonora da série. Essa banda sonora deu origem ao seu primeiro disco em 1987 chamado "Enya". O disco foi algo ignorado na época, mas chamou a atenção do chefe da Warner Music UK. Foi com este apoio que Enya lançou o segundo disco chamado "Watermark" em 1988, que foi um grande sucesso com 9 milhões de cópias vendidas pelo mundo (metade nos Estados Unidos), e em grande parte esse sucesso deveu-se a uma canção famossissíma da Enya chamada "Orinoco flow" que ainda é uma das preferidas dos seus admiradores. Em 1991, lançou "Shepherd Moons", e foi um sucesso ainda maior que o antecessor, com 11 milhões de cópias vendidas no mundo. De realçar que Enya ganhou o Grammy de Melhor Album New Age em 1992 com "Shepherd moons". O seu grande sucesso foi sem duvida a canção "Caribbean blue" que conseguiu (na minha opinião) ultrapassar "Orinoco flow". Em 1992 foi lançado o disco "The Celts" que é uma nova edição arranjada do seu primeiro album. Em 1995, lançou "The Memory of Trees", que foi mais um grande sucesso com 8 milhões de cópias vendidas, e que lhe valeu mais um Grammy em 1996. Numa nota áparte, eu depois descreverei cada um dos albuns pormenorizadamente de acordo com as minhas convicções pessoais. Em 1997 lança um best of chamado "Paint the Sky with Stars" com 2 canções inéditas. Em 2000, lança o seu ultimo album até agora, chamado "A Day Without Rain" que lhe valeu mais um Grammy em 2001. Depois disso participou na banda sonora do "Senhor dos Aneis: a Irmandade do anel" com 2 canções. E fez mais uma canção em Japonês chamada "Sumiregusa" para um comercial no Japão da Panasonic. Neste momento encontra-se em estudio a gravar um novo album, que obviamente aguardo avidamente...


--
Posted by john to Biografia at 4/19/2005 12:10:00 PM

4 comentários:

Anónimo disse...

Benvindo ao mundo bloguista. Muitos parabéns pelo seu blog dedicado à Enya. Continue que está no bom caminho.
Saudações Académicas,

O seu blog de eleição.

Escrito por: Blog de Gestão em 2005/

Anónimo disse...

Parabéns pelo seu Blog em homnagem à Enya. Nós, que a admiramos, agradecemos de coração!!!

Escrito por: Rita Pastorini em 2005/05/30 - 21:02

Anónimo disse...

Muito obrigado por estas informaçoes sobre enya. Espero q vc possa fazer a gentileza me mandar outras, parabens.Ah so nao soube pronuciar seu verdadeiro no me ( Enya)

Escrito por: gledsson brito em 2005/06/02 - 14:33

Anónimo disse...

10/06/2005

A enya e simplismente uma cantora fantastica conhece faz algums tempo e adoro ela tem alguns cds dela usa suas musicas para estudar e para meu filho dormi, ele adora.
Adorei seu blog, espero mais informações sobre seu novo album.
Parabens.

Escrito por: leandro sergio alves em 2005/06/10 - 20:58