segunda-feira, agosto 07, 2006

Ain't no Cure for Love - Leonard Cohen



Viva! Hoje, por dois motivos, trago-vos uma canção que há muitos anos me acompanha. Desde pequeno que estou habituado a ouvir Leonard Cohen (pois a minha mãe gosta muito) e foi engraçado, quando comecei a saber inglês, traduzia as canções para a minha mãe, que ficava deliciada e dizia que eu "era um privilegiado, por poder entender tanta beleza", então as canções de Leonard Cohen foram as primeiras que eu comecei a traduzir. E esse é o primeiro motivo, desejo dedicar este post à minha mãe, e por isso coloco aqui uma canção que ambos adoramos. O segundo motivo tem a ver com a própria letra da canção... o título diz tudo. "Não existe cura para o amor". Claro que para o tempo presente da minha vida, isso assenta como uma luva aos meus sentimentos... e apesar de há anos gostar desta canção especialmente, apenas agora a sinto inteiramente na minha alma... para quem ainda não conhece, Leonard Cohen tem uma magnifica voz que até eu aprecio muito. Aqui deixo a magnifica letra, que traduzo integralmente:

I loved you for a long, long time
I know this love is real
It don't matter how it all went wrong
That don't change the way I feel
And I can't believe that time's
Gonna heal this wound I'm speaking of
There ain't no cure,
There ain't no cure,
There ain't no cure for love.

I'm aching for you baby
I can't pretend I'm not
I need to see you naked
In your body and your thought
I've got you like a habit
And I'll never get enough
There ain't no cure,
There ain't no cure,
There ain't no cure for love

There ain't no cure for love
There ain't no cure for love
All the rocket ships are climbing through the sky
The holy books are open wide
The doctors working day and night
But they'll never ever find that cure for love
There ain't no drink no drug
(Ah tell them, angels)
There's nothing pure enough to be a cure for love

I see you in the subwayand I see you on the bus
I see you lying down with me, I see you waking up
I see your hand, I see your hair
Your bracelets and your brush
And I call to you, I call to you
But I don't call soft enough
There ain't no cure,
There ain't no cure,
There ain't no cure for love

I walked into this empty church I had no place else to go
When the sweetest voice I ever heard, whispered to my soul
I don't need to be forgiven for loving you so much
It's written in the scriptures
It's written there in blood
I even heard the angels declare it from above
There ain't no cure,
There ain't no cure,
There ain't no cure for love

There ain't no cure for love
There ain't no cure for love
All the rocket ships are climbing through the sky
The holy books are open wide
The doctors working day and night
But they'll never ever find that cure,
That cure for love


Amo-te há muito, muito tempo
Eu sei que este amor é real
Não me interessa como tudo correu mal
Isso não altera o que sinto
E nem posso acreditar que o tempo
Irá curar esta ferida de que falo
Não existe cura,
Não existe cura,
Não existe cura para o amor.

Eu estou desejando-te querida
Não posso fingir que não
Preciso de ver-te nua
No teu corpo e no teu pensamento
Tenho-te como um hábito
E nunca terei o suficiente
Não existe cura,
Não existe cura,
Não existe cura para o amor.

Não existe cura para o amor
Não existe cura para o amor
Todos os foguetões sobem pelo céu
Os livros sagrados estão abertos
Os Doutores trabalhando dia e noite
Mas eles jamais encontrarão a cura para o amor
Não existe bebida ou droga
(ah, digam-lhes anjos)
Não existe nada suficientemente puro para ser a cura para o amor

Vejo-te no metro, vejo-te no autocarro
vejo-te aqui deitada comigo, vejo-te a acordar
Vejo a tua mão, vejo o teu cabelo
As tuas pulseiras e o teu arranjar
E eu chamo-te, chamo por ti
Mas não com a suavidade suficiente
Não existe cura,
Não existe cura,
Não existe cura para o amor.

Entrei nesta Igreja vazia, não tinha mais para onde ir
Quando a voz mais doce que já ouvi, segredou na minha alma
Não preciso de perdão por te amar tanto
Está escrito nas escrituras
Está lá escrito a sangue
Até já ouvi os anjos a dizerem-no das alturas
Não existe cura,
Não existe cura,
Não existe cura para o amor.

Não existe cura para o amor.
Não existe cura para o amor.
Todos os foguetões sobem pelo céu
Os livros sagrados estão abertos
Os Doutores trabalhando dia e noite
Mas eles jamais encontrarão a cura
A cura para o amor



3 comentários:

S. C. R. disse...

Não conhecia a música, mas pela letra e tradução vejo do que fala...
Esse sentimento que nos acompanha dia após dia...
É a única coisa que nem a morte mata, o amor!

P.S. Publicámos os dois hoje, mas sem combinar...
ehehehe

DE-PROPOSITO disse...

Não existe cura para o amor?. _É evidente que existe. Há um provérbio que diz mais ou menos isto: Não existe mal, por maior que seja, que o tempo não dissipe. E o amor não é excepção.
Fica bem.
Um abraço.
Manuel

Paulo disse...

Pá...nem os monges da Cartuxa fariam melhor!!!
Gostei do blog.
Abraço
Paulo