quinta-feira, janeiro 05, 2006

A Moment Lost "Amarantine"



Viva! Espero que todos os meus visitantes e amigos tenham tido umas boas saídas de 2005, e igualmente espero que estejam a iniciar bem este novo ano de 2006.Quanto a mim próprio, a nível pessoal não me posso queixar... tenho tido uns dias para "descobrir" o novo disco de Enya, "Amarantine" e confesso que já me entrou no ouvido totalmente. Hoje resolvi regressar às reflexões e trago uma canção mesmo muito bonita que tem captado a minha atenção ultimamente... "A moment lost", "um momento perdido"... só o próprio título da canção já é sugestivo quanto à sua mensagem patente... e digo-vos, é tudo o que se espera! Esta canção trata de uma mulher que fala sobre algo bastante negativo que terá dito ao seu amado... algo que o magoou imenso, a ponto de "quebrar o seu coração em dois"... que palavras foram ditas exactamente, a canção não as revela... em vez disso, quem ouve é "convidado a reflectir" no que poderá ter sido dito... palavras crueis certamente! Palavras que a mulher que canta, está arrependida de as ter proferido... porque originaram um "momento perdido que jamais voltará a ser" e um magoar intenso ao seu amado... "valente e verdadeiro" segundo as palavras dela... porque só assim ele suportaria tudo o que lhe foi dito... no entanto, mesmo no final da canção ela agradeçe ao seu amado, toda a sua compreensão e amor que ele lhe deu... para mim, parece-me que ela pede perdão por tudo o que disse, e agradece o amor que sempre recebeu! Se o perdão foi aceite pelo seu amado, não o sabemos, mas sinceramente creio que sim, que ela será perdoada. O que é que acho relevante nesta canção para eu estar a fazer uma reflexão sobre ela? Sem dúvida a sua mensagem... muitas vezes, pessoas que mesmo amando-se profundamente... dizem e fazem coisas crudelissímas um ou outro... coisas que eventualmente acabam por se arrepender! Mas muitas vezes, pedir perdão é algo a que o orgulho impede! Mesmo admitindo a nós mesmos que errámos... não temos muitas vezes a força e a humildade para pedir perdão pelos nossos erros perante a pessoa a quem magoámos... e assim, muitas vezes... perde-se não um momento... mas todos os momentos futuros que essas pessoas poderiam eventualmente partilhar num futuro... Esta canção não tem um tom tão triste como "If I Could Be Where You Are"... mas é na mesma uma canção que possui um tom melancólico... mesmo à medida dos meus gostos... mesmo óptima para me perder em pensamentos... do que foi... do que é... e do que poderá vir a ser... Se a minha alma necessitava de uma canção como "If I Could Be Where You Are"... então o meu coração necessitava de "A Moment Lost"...



It's only now when words are said
that break my heart in two,
I wonder how you can endure
all I've said, all I say to you.


How strong, how brave, how true of you
to bear the hurt I gave.
I know it tears your heart in two:
all I've said, all I say to you.

After all the words are said,
after all the dreams we made;
every one a precious one,
every one a summer sun...

A moment lost, forever gone,
can never be again,
so know how much it means to me;
all you said,
all you gave,
all your love to me.

É apenas agora quando as palavras estão ditas
Que partem o meu coração em dois,
Pergunto-me como podes suportar
Tudo o que disse, tudo o que te disse a ti.

Que força, que valentia, que verdadeiro de ti
Para aguentar a ferida que te dei.
Eu sei que quebra o teu coração em dois;
Tudo o que disse, tudo o que te disse a ti.

Depois de todas as palavras serem ditas
Depois de todos os sonhos que tivemos;
Cada um muito precioso,
Cada um como o sol de Verão…

Um momento perdido, para sempre ido,
Nunca pode ser de novo,
Que saibas o que significa para mim;
Tudo o que disseste,
Tudo o que deste,
Todo o teu amor por mim.


11 comentários:

Maheve disse...

Ouvir Enya tem tudo a ver com este clima de Ano Novo, de recomeço, de esperança por um mundo melhor em 2006. Tudo isso eu desejo a vc durante os proximos 365 dias deste anos que se iniciou.
Abraço forte

Carla disse...

Eu não me canso de ouvir enya :)
Bjx e bom fim de semana

Pedro Nobre disse...

Caros amigos Bloguistas,

É com muita honra que venho anunciar a ida do nosso amigo Poeta Popular novamente à TVI...

Caso deseja saber mais apareça no Seu Blog de Literatura :: NA ESCURIDÃO DA NOITE (www.escuridaonoite.pt.to).

TODOS JUNTOS EM PROL DA LITERATURA

Miguel disse...

Um Bom FDS com muita melodia!

Bjks da Matilde

☆Fanny☆ disse...

Amigo João! Que blog tão aconchegante! Eu sou fã da Enya, as suas melodias entram na nossa alma e convidam-nos a viajar pelo horizonte das emoções.

Estou encantada com o teu jeito, com a emoção que falas das suas canções...estou maravilhada por ter a oportunidade de conhecer melhor esta cantora.

Quanto ao que falas sobre o perdão de quem se ama...é bem verdade. Quem ama perdoa...a mágoa só poderá dissipar-se se houver lugar para bons momentos, estes certamente irão apagar o passado e colorir o presente com novas tonalidades de vida. Errar é humano...crescer interiormente implica necessariamente aprender com esses erros, por isso deve-se dar oportunidade a quem amamos, pois só assim cresceremos também.

Obrigada pela tua presença no meu cantinho de murmúrios...e desculpa nem sempre aparecer a comentar, mas a minha vida pessoal e profissional não me permitem grande disponibilidade de tempo para me evadir na blogosfera.

Um grande beijinho*

Fanny

Verena Sánchez Doering disse...

hola, esta muy lindo aqui, te paso a dejar donde me encuentro ahora, Lagrimas en la luna lo cerre, y ahora estoy en LAGRIMAS & SONRISAS y es: http://lagrimassonrisas.blogspot.com/

te dejo un abrazo grande

besos y sueños

MacLord disse...

Em se tratando de Enya, poucas palavras tenho:
1. Profundo
2. Intenso
3. Vibrante
4. Viagem
5. Equilibrio
6. ...


BB
)O(

Anónimo disse...

O que eu gostei da nova cara deste cantinho!

Bjks

Anónimo disse...

Gostei muito do novo visual o myenya está muito mais levemais agradavel aos olhos pela leveza ke dele emana...
:) BRAVO gostei bastante

Bjx

Anónimo disse...

Uau... Temos nova cara.

Gostei... Beijinhos

Anónimo disse...

Deixo votos de uma boa semana.
Bjx